Quando eu criei meu perfil de ilustração no instagram?

Eu contei no post anterior como foi o processo de começar a ilustrar, resumindo: foi do nada! Eu já conhecia o Figma, vi uma ilustração no Pinterest e pensei “quero fazer uma minha”. Mostrei para minha irmã e uma amiga as ilustrações, e elas me apoiaram a criar um perfil no Instagram com as ilustrações. Mas eu ainda estava insegura, então fiz 6 ilustrações para preencher as 2 primeiras linhas e criei um perfil chamado: plant.be.art. 

Planejamento do perfil

Eu queria criar quando estivesse tudo perfeito, então eu simulei no Figma que ficaria assim:

Como decidi o nome do perfil

Era um nome estranho, mas eu fiz muitas plantas nas ilustrações, por isso plant. O be por ser “seja” em inglês e as duas primeiras letras do meu nome, e o art por causa das ilustrações. Hoje eu tenho consciência que é um nome ruim e sem sentido. Mas esse nome durou por umas 2 semanas.

Eu estava incomodada com o nome, ele não me representava muito bem, mas os nomes que eu queria não estavam disponíveis, e não queria criar um “ilustrabia” ou algo do tipo, porque como sou desenvolvedora de sites, pensei em postar alguns sites também, então não quis nichar o perfil logo pelo nome.

Então eu comecei a seguir vários perfis de ilustração. Não sei se era porque meu nome estava em inglês, só aparecia sugestão para seguir perfis de pessoas de outros países, então eu “entrei” na comunidade de ilustradores em inglês. Tanto que até minhas legendas eram em inglês, porque eu queria criar uma identificação com esse público. 

Até que um dia vi um perfil chamado “madebyfulanadetal” e achei incrível, quando testei o madebybia não estava disponível, mas o made.bybia estava, mas não achei harmonico, então mudei o perfil para made.by.bia e está desde então.

Coragem e medo de divulgar

Nesse momento, eu já devia ter uns 200 seguidores (de outros paises), sim a comunidade é muito ativa, eles me incentivaram muito, e uns 10 amigos próximos que tive a coragem de mandar o perfil. Com por volta de 15 postagens, eu publiquei nos stories do meu perfil pessoal e quando vi, muitas pessoas começaram a me seguir e me dar apoio!

É engraçado, porque parece bobo eu ter tanta vergonha e me sentir tão insegura agora, mas na época eu me sentia muito assim! E as vezes vejo que algumas mulheres que estão começando a ilustrar também se sentem assim, e é normal! Com a prática vamos melhorando nossas habilidades e criando mais confiança.

Hoje eu ouvi uma frase muito legal em um podcast(OS SÓCIOS #20) que eu ouvi sobre criação de empresas: “Se você não se envergonha do seu primeiro produto, você começou tarde demais”

Se você está começando a ilustrar e quer criar seu perfil de ilustrações mesmo sem saber direito o motivo, eu só tenho uma dica: CRIE! Me mande, e eu vou te dar TODO apoio! 

E para as pessoas que já são da área: incentivem pessoas que estão começando, é a parte mais difícil <3

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

veja mais

Artigos relacionados

Como ilustrar no Figma

  Sobre o Figma O Figma foi criado inicialmente para prototipação de sistemas como sites e aplicativos, e permite que sejam navegáveis, facilitando os testes