fbpx

✦ Como vender ilustrações? (quanto cobrar, prazos e outras dicas)

Decidi fazer um post bem descritivo com uma das perguntas que mais recebo no Instagram: “Como vender minhas ilustrações?”.

Antes de tudo, recomendo você a assistir meu destaque “Como vender do meu perfil do Instagram: https://www.instagram.com/made.by.bia/.

Principais dicas:

  • Ter um portfólio online atualizado (pode ser o instagram);
  • Ter vários tipos de ilustração no portfólio;
  • Mostrar onde podem ser usadas as ilustrações, para agregar valor ao produto. Ex: camisetas, canecas, porta retratos e quadros;
  • Um meio de contato com cliente: um formulário online, um número para responder rápido os orçamentos, uma sinalização para entrar em contato pela Bio;
  • Explicação dos valores, processo, prazos e tipo de entrega (isso vai gerar mais confiança no cliente).

Como conseguir clientes no inicio do pefil?

Vou contar um pouco da estratégia que eu usei para conseguir minhas primeiras encomendas, não foi proposital, mas hoje vejo que deu muito certo, e que não foi sorte.

Quando comecei o perfil fiquei muito tímida e não contei para ninguém (clica aqui para ver o post). Postei por uma semana até contar para meus amigos próximos. Como uma forma de agradecimento pelo apoio dos meus amigos, e buscando melhorar as minhas habilidades de ilustração e ter mais ilustrações no portfólio, eu pedi para que eles me mandassem uma foto para que eu fizesse uma ilustração com base nessa foto.

Vários amigos mandaram, fiz as ilustrações e postei no meu portfólio (Instagram), e os meus amigos repostavam suas próprias ilustrações, com isso, os amigos dos meus amigos começaram a ver esse estilo de ilustração e vieram pedir orçamento.

Então essa é minha dica: no inicio do perfil, faça ilustração de graça, ou por um preço mais barato para os seus amigos ajudarem a divulgar o seu trabalho.

Deixe a sua vitrine organizada

O que isso quer dizer? Se você utilizar o instagram, demande um tempo para deixar a sua bio boa e o seu feed harmônico. Na prática algumas dicas:

Para a bio do instagram:

  • Coloque o seu nome/marca e o termo “ilustração”, assim, quando alguém for pesquisar ilustração na busca do instagram, o seu perfil vai sair como resultado
  • Coloque que você esta aberto para orçamentos
  • Se possível, coloque um link para contato (whatsapp, formulario, site)

Para o feed harmônico:

  • Prefira colocar fundos claros para o foco ficar na ilustração
  • Coloque sempre uma legenda explicando um pouco como foi o processo da ilustração, se foi encomenda…
  • Coloque aplicações de ilustração em objetos
  • Se possível coloque destaques como: “Como encomendar”, “Depoimentos”, “Quem sou eu?”, “Onde usar ilustrações”.

E a dica mais importante sempre, pratique MUITO!

Como precificar as ilustrações?

Atualmente eu uso essa tabela de base:

E faço o orçamento de acordo com os detalhes da foto de base. E de acordo com alguns fatores eu vou aumentando o valor, como baixa qualidade da foto de base, muitos detalhes no fundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.