fbpx

Analisando as capas dos livros de Jane Austin com ilustração

Conteúdo

Oiii! Eu estava procurando uns livros para comprar na amazon, e segui a indicação de uma amiga para ler os livros da Jane Austin. Eu já assisti os filmes, achei interessante, então fui escolher um livro que tivesse uma capa legal para depois servir como decoração.

O que eu não esperava é que teriam tantas opções de capas, muito bonitas e bem diferentes. Então decidi fazer um post para mostrar como podemos vender o mesmo produto para diferentes nichos só alterando a capa, e nesse caso, literalmente.

Eu vou pegar como exemplo o livro Orgulho e Preconceito, que acho que é um dos mais famosos e tem muitas opções. Inclusive, eu já assisti o filme que esta na Netflix, achei um filme romântico de época leve e legal, então para quem gosta fica a recomendação.

Todas as capas são de produtos da amazon.

Capa minimalista com ilustração

Falou “minimalista” e “ilustração” já é obvio que eu amei né? Inicialmente eu não gostei muito do rosto na ilustração. Achei que parece triste, mas olhando o texto da parte de trás do livros fez mais sentido. Eu gostei do estilo de arte, que parece realmente pintado, mas com coisas diferentes. Gostei dos ramos e da escolha das cores. Amo verde e rosa.

As fontes deram um ar de modernidade. O padrão para esse tipo de livro são fontes manuscritas, e eu gostei que saiu do padrão.

O ponto alto desse livro para mim são as ilustrações de dentro, olha issooooooo:

Capa de livro tradicional e moderno

Eu gostei muito dessa capa porque para mim ela faz esse mix de tradicional com o moderno. Primeiro que a capa é roxa que já foge do padrão e não esta na “paleta de cores” dos outros elementos. E a fonte é manuscrita que remete ao tradicional e um pouco juvenil.

Quando prestamos atenção nas ilustrações, elas são mais detalhadas e realistas. E o interessante é que existe um padrão nas ilustrações. E após olhar por alguns segundos percebi que era um tipo de “jogo da velha”, e no final o casal ganhou.

No final eu gostei MUITO dessa capa. Não compraria por causa do roxo, que não conversa com a decoração do meu quarto. Se fosse um tom de bege ou rosa claro, estaria entre as minhas favoritas.

Capa de livro com colagem

Eu amei essa! Não tem ilustração mas essa colagem ficou incrível. Amei que brincou com os tons pasteis e com fotos adultas preto e branco. Sem contar que dentro do livro também tem outras colagens seguindo a mesma ideia, como mostra na foto:

Deve ser um livro divertido até de ler. Fiquei com vontade de comprar esse.

Capa de livro pavão

Esse livro é tão fora do padrão que nem achei que fosse do orgulho e preconceito. Mas as cores e a ilustração me atraíram e me mantiveram olhando para ele muito tempo. Eu achei uma vibe meio china sabe? Mas achei lindo, cada detalhe. E o nome do livro esta quase escondido, realmente parece uma decoração.

As cores como falei fogem do padrão, não sei se tem um pavão na história do livro que faça sentido. Mas de todas as capas, foi uma das únicas que não tinham um casal, e a única que não tinha representação de humano.

Mas o mais incrível para mim foram as ilustrações de dentro do livro! Eu achei divertido que eles continuaram firmes na escolha de azul e laranja e ao mesmo tempo eles foram fiéis ao tempo histórico da história do livro.

Capa de livro clássico

Eu achei esse uma gracinha! É exatamente isso que eu imagino em um livro de época tradicional. As cores e as fontes conversaram muito bem. Depois de um tempo me lembrou um pouco embabalagem de sabonete. Mas acho que isso é algo mais pessoal de referência. Outro ponto legal é que foi um dos poucos livros que usou fonte com serifa e com destaque ao nome do livro, e não a autora.

Capa de livro carta

Eu amei essa! Gosto de coisas monocromáticas, acho que elas geram um choque e um interesse em tentar identificar os elementos de tons mais claros ou escuros. Não sei se foi o objetivo, mas esse design me lembrou muito uma carta de baralho.

Eu gostei que na capa tem o casal e o pavão, que agora tenho certeza que faz parte do livro, e quero muito ler logo para entender.

Eu gostei dessa capa e dos detalhes da ilustração na parte inferior do livro. Gostei que mesclou estilos de ilustração. Algo com traços mais finos no cabelo e nos detalhes do rosto. E na parte de baixo algo bem marcado e minimalista.

Não gostei do tom de bege meio jornal velho, acho que faltou algo que remete a romance. E não gostei das fontes, principalmente a em itálico.

Capa mangá

Eu gostei dessa capa porque foi um estilo totalmente diferente das outras, realmente me lembrou mangá ou até quadrinhos. Os personagens são representados na capa meio sérios e brigados, então não remete muito a romance. Mas achei legal isso, porque atrai um publico que não é tão fã de romance, e tem a ver com a história do livro porque pelo que lembro do filme eles meio que se implicam no inicio. E eu gostei muito da fonte.

Capa sensual

Eu achei essa capa péssima. O tom de vermelho com a sombra preta e dourado me lembra algo sensual. Tem 3 fontes muito decoradas que não conversam muito. No contorno parece que a mulher é esnobe e nariz em pé, literalmente. E os personagens parecem muito jovens. Então foi uma mistura muito estrnha que não deu certo, para mim.

Capa Disney 2000

Eu achei essa capa fofa, parece de um filme da Disney antigo. Eu gostei que a ilustração não mostra a cara, e deixa a imaginação livre para inventar um rosto enquanto estamos lendo. Mas achei o amarelo e o vestido meio “bela e a fera”, por isso achei bem Disney.

Mas eu gostei de todo design da capa! Amei as fontes, gostei que elas estão dentro de um arco de flores e a ilustra ultrapassa o arco. A estética é bem legal. Acredito que se fossem outras cores, o livro poderia parecer menos infantil.

Eu não compraria esse livro pela capa para mim, mas daria de presente para uma jovem de uns 14 anos que gosta de ler romances.

Espero que tenham gostado do post e da analise. É muito interessante mudar o olhar para analisar as coisas e o objetivo delas. E amo fazer isso quando inclui design e ilustração!

Me sigam no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades: @made.by.bia

Com carinho, Made by Bia.