fbpx

Dicas de cores e ilustração de plantas

Conteúdo

Oiii! Nesse post vou mostrar como as cores influenciam a sensação de realismo de ilustrações. Eu sempre falo para usar tons mais escuros e mais claros para criar os detalhes das ilustrações. Seja no rosto, cabelo e até objetos.

No rosto é fácil perceber como as cores do mesmo tom, simulando luz e sombra, influenciam no realismo mesmo em ilustrações sem olhos. Como mostra exemplo abaixo:

E nos objetos é da mesma forma. Usar diferentes cores pode aumentar o realismo e entendimento da ilustração.

A ilustração é um conjunto de vetores, e cada vetor é formado pelo formato e cor. Então quando colocamos cores levemente diferentes nos vetores, trazemos mais riqueza de detalhes e fica mais fácil entender a ilustração.

No exemplo abaixo, as ilustrações tem o mesmo grupo de elementos. Mas na parte das folhas, a composição de cores é diferente.

A ilustração com mais cores tem mais riqueza de detalhes, mesmo sendo minimalista. E o trabalho de vetorização das duas ilustrações foi o mesmo.

Uma boa solução para enriquecer uma ilustração com menos cores é usar borda em cada elemento, e criar aquele estilo que eu gosto de chamar de desenho. Porque me lembra daqueles cadernos de colorir que vinha com o contorno do desenho para pintar dentro dos elementos.

Para aprender a ilustrar plantas do zero usando o Figma você pode assistir esses tutoriais do meu canal do youtube:

Para saber mais sobre a técnica de luz e sombra para criar detalhes em ilustrações no Figma:

Espero que tenham gostado!

Para ficar por dentro das dicas e novidades me siga no Instagram: https://www.instagram.com/made.by.bia/