Faltam 3 dias para acabar o ano, e eu sigo lotada de coisas para fazer. Mas não podia deixar de tirar um tempinho para refletir sobre o ano, e claro, me planejar para o próximo ano.
Fazendo uma avaliação geral, foi um ano MUITO bom e acho que a palavra que pode resumir esse ano foi mudança. Mudança de ambiente físico, mudança de objetivo, mudança de postura, muitas coisas mudaram. E avalio esse ano como bom, porque todas as mudanças, por mais difíceis, foram boas.
Curso ilustrando no Figma
Esse ano eu finalmente lancei e relancei o meu curso de ilustração. E acho que essa foi a primeira maior mudança. Eu tive que mudar todo meu estilo de vida para conseguir seguir o cronograma e disponibilizar na data informada, a qual tirei da minha cabeça pois achei que daria tempo. E no final, deu tempo, e dia 06/06 saiu o curso Ilustrando no Figma.
Eu fiz o que pude na época, com a energia que consegui e os aparelhos que estavam a minha disposição. O que pouca gente sabe, é que eu gravei durante uma das fases mais complicadas que já vivi, mas isso é assunto para outro post.
Mesmo com muitas oportunidades de melhoria, eu FIZ! E me orgulho de ter feito.
Quando percebi, na verdade, fui informada das oportunidades de melhora (pode ser visto como crítica), decidi regravar TODAS as aulas. E dessa vez, entregar mais do que o meu melhor, e investir não só dinheiro, mas alegria e disposição em cada aula.
E hoje, eu tenho MUITO orgulho de cada aula e cada módulo do curso, que em breve terá que mudar de nome, porque ele é muito mais do que ilustração. Eu decidi ir colocando um pouco de tudo o que sei, então desde Figma do zero, ilustração, design, identidade visual, UI/UX. E quem sabe em breve não teremos um modulo de sites (calma, nada planejado ainda!)
E esse gás do curso veio de um encontro presencial com uma pessoa muito querida e extremamente importante na minha trajetória, a Giovana Tonello, a maioria já conhece, a professora do Figma Descomplicado. O Figma descomplicado é um curso de figma que tem minhas primeiras aulas completas de ilustração. A Gio me deu a oportunidade de ter um módulo meu passando um pouquinho do que eu sabia, de forma bem simples (para não dizer amador). Também quero fazer um post para contar como conheci a Gio, e contar como ela é incrível!
Mudança de casa
Ainda no inicio do ano eu me mudei e comecei a morar sozinha com a minha irmã. E com isso, muitas oportunidades de amadurecimento (para não dizer conflitos). E mesmo com a parte dificil de adaptação, teve também a parte boa.
Minha irmã é arquiteta, então conseguimos mobiliar a casa bem gracinha sem gastar tanto. E é muito bom o sentimento de estar em uma ambiente SEU (mesmo que alugado).
O famoso “a melhor forma de ter ânimo para trabalhar é ter boletos para pagar”. Graças a Deus eu amo meu trabalho, então para mim não é tão penoso.
Tina, a gata
Adotamos a tina, nossa gatinha, e tive minha primeira experiência com gatos. E me rendi, hoje sou a louca dos gatos hahaha. Qualquer gato na rua eu já estou “pspspspsps”.
Pause na graduação
Com todas essas mudanças eu tive que pausar o tão esperado sonho do papel (diploma). Mas não me arrependo. E se Deus quiser (por favor Deus) ano que vem eu resolvo essa pendência.
E é engraçado, porque antes essa era é a minha maior meta. E hoje, não me dói pensar que ainda não atingi, porque quando olho para trás tenho muito orgulho de tudo o que fiz.
Mentoria de milhões
No final do ano, tive a oportunidade de fazer a Mentoria de Milhões. Que é uma mentoria em grupo da Marjory (advogada) e do Vini (designer)! E claro, depois também quero falar sobre a mentoria em detalhes. Mas foi a melhor coisa que fiz como empreendedora.
Eu comprei a mentoria sem nem ver o que seria falado, quantos encontros seriam e quem iria participar. Porque desde que conheci a Marjory, e fechamos o Registro do Made by Bia, eu percebi como não sabia nada de negócios e burocracias.
E foi muito mais do que eu esperava! Os convidados foram incríveis, os outros mentorados muito queridos e legais! Valeu a pena acordar cedo sábado de manhã hahaha
Conexões incríveis
E acho que todas as conexões que fiz ao longo do ano foram presentes. Esse é o bom da internet! Tanto os citados aqui como a Gio, quanto a Marjory, o Vini, tantas outras pessoas que me ajudaram! Seguidores que trocamos ideias e experiências!
E eu agradeço a cada um de vocês! Por acompanhar o meu trabalho, e me incentivar a produzir e melhorar de forma leve <3
Tenho muitos planos para o ano que vem e espero que você esteja por aqui para acompanhar tudo “de perto”.
Que venha 2023!