O Lensa é um aplicativo de edição de fotos que existe desde 2018, e ficou entre os mais pesquisados nos últimos dias com a opção de criar “Avatares mágicos” usando IA (inteligência artificial) que virou a nova “trend” do Instagram.
Para criar esses “avatares mágicos” você precisa enviar no entre 10 e 20 fotos mostrando o rosto, preferencialmente em posições e ângulos diferentes. E o aplicativo cria novos avatares ultrarrealistas, que são como personagens.
Para acessar essas fotos é necessário pagar, e os valores são a partir de R$14,99 para 50 imagens com 5 variações e 10 estilos (inicialmente era R$10,90, mas após a popularização da funcionalidade houve aumento no valor).
O que eu achei sobre tudo isso?
De forma resumida: achei ótimo! E vou explicar os motivos:
Eu apoio todo tipo de incentivo ao design. Acho ótimo que as pessoas estejam gostando de se ver representadas como avatares/desenhos.
E principalmente PAGANDO! Eu não vi ninguém reclamar que era pago, mas quando o design manda um orçamento sempre tem algum colega que fala “nossa, tudo isso por uma artezinha?”
E acho importante incentivarmos o valor, nesse caso financeiro, do desenvolvimento de designs e artes, mesmo que sejam digitais.
As inteligências artificias vão substituir os designers?
Na minha visão: NUNCA.
Para mim o ser humano sempre consegue entender melhor os outros seres humanos. Não que seja fácil agradar ou acertar de primeira as expectativas do outro, mas através da comunicação, sempre é possível chegar a um consenso.
Então por exemplo, muitas pessoas gostaram de como foram representadas, mas isso não foi um sentimento geral. Como mostra no print do comentário abaixo.
E quem não gostou? Paciência kkkkk (rindo de nervoso). O app não tem a opção de “refazer”, você pode pagar novamente, enviar novas fotos e torcer.
Até onde vai o ultrarrealismo do avatar?
Todas as descrições sobre esse tipo de arte usam o termo “ultrarrealista”, mas até onde vai esse realismo?
Vi algumas pessoas comentando que o aplicativo afinou os traços, e clareou a pele. Por essas características fazerem parte de um estilo de avatar oriental (pessoas com a pele pálida e traços finos) eu entendo, mas vi comentários sobre como isso impacta na autoimagem.
O aplicativo mudou até o corpo de algumas pessoas, como mostra o print abaixo da Luana Carolina brincando na legenda ao falar que “o aplicativo tem que patrocinar o silicone”
Para mim, isso é um estilo de design e um estilo de representação. Assim como o estilo que eu gosto de fazer (minimalista). E com certeza existe mercado para todos.
Eu mesma não me interessei por testar minhas fotos e criar um avatar, assim como tem pessoas que acham estranho algumas ilustrações minhas não terem olhos. E TUDO BEM!
Resumo da minha opnião sobre o lensa:
Pontos positivos:
- Incentiva o design
- Incentiva dar valor (financeiro) a todo tipo de design
Pontos negativos:
- Não da para ajustar ou alterar depois da arte pronta
- Você leu os termos antes de enviar suas fotos?
E é nos pontos negativos que o trabalho humano de design tem vantagem! Então designers e ilustradores, não se preocupem <3
Artigos interessantes sobre o tema:
Com carinho, made by Bia